domingo, 24 de outubro de 2010

Volteio

Volteio


O volteio é definido como uma atividade que envolve exercícios característicos da ginástica artística, dinâmicos, estáticos além de acrobáticos combinados a elementos da dança sobre o cavalo ao galope. Consiste em uma variedade de exercícios obrigatórios e livres executados individualmente, em duplas ou trios, o que pode oferecer diversas idéias de novos movimentos, combinações e variações. De qualquer maneira, mesmo quando executado individualmente, o volteio é caracterizado por um trabalho de equipe, considerando que o volteador, o longeur[1] e o cavalo formam uma equipe e dependem mutuamente um do outro. Esta união permite ao volteador ajustar-se ao movimento e ritmo do cavalo, caso contrário, nenhum exercício poderá ser harmoniosamente realizado (Rieder, 1994).
As séries de volteio seguem um critério estético, em que são utilizadas as capacidades físicas específicas para a realização da técnica correta dos exercícios, que devem estar em plena harmonia com a interpretação coreográfica e com o acompanhamento musical (Ferrara, 1998).
Segundo Ferrara (1998), o cavalo é um animal nobre e desde os tempos mais remotos é conhecida a sua generosidade e o seu estreito relacionamento com o homem. Ele é, acima de tudo, um membro integrante da equipe. Em aulas para iniciantes, pode adaptar-se às dificuldades de cada membro, chegando a alterar o movimento sozinho quando percebe qualquer desequilíbrio, desta forma ele transmite confiança, torna a atividade muito gratificante e cria uma atração muito forte nos volteadores. O ambiente hípico é naturalmente pouco convencional principalmente aos moradores das grandes cidades, criando um contato mais próximo com a natureza. O volteio é uma atividade que une a prática de atividade física ao interesse pelos cavalos.
Volteio



Nenhum comentário:

Postar um comentário