domingo, 24 de outubro de 2010

Tipos de andamento


São quatro os ‘andamentos’ naturais dos cavalos. Ou seja, as maneiras como eles se deslocam quando em movimento. (há andamentos adquiridos e os artificiais que são os de alta escola, como a de Viena.) São eles: passo, trote, cânter (meio galope ou galope macio) e o galope pleno. Os primeiros três podem ser subdivididos, na dressage, que é a arte de educar os cavalos segundo as exigências do aprendizado. O passo pode ser calmo, ordinário, alongado e livre. As subdivisões do cânter são calmo, ordinário, de trabalho e alongado. Além dos quatro andamentos naturais, há os especializados, baseados no furta-passo e no passo equipado, nos quais as pernas se movem em pares laterais. O passo equipado, empregado modernamente pelos cavalos que puxam aranhas de duas rodas em corridas, é uma versão mais rápidas do furta-passo.



O Passo:
É o andamento natural, a quatro tempos, marcado pela progressão de cada par lateral de pés. Quando o deslocamento começa com a perna posterior esquerda, a sequência é: posterior esquerda, dianteira esquerda, posterior direita e anterior direita. No passo calmo, os pés de trás tocam o solo adiante das pegadas feitas pelos pés da frente. No ordinário, os passos são mais curtos e mais elevados, e os pés de trás tocam o solo atrás das pegadas dos pés dianteiros. No alongado, os pés de trás tocam o chãoantes das impressões dos pés da frente. No livre, todo o esquema é prolongado. 



O Trote:
É o andamento simétrico, a dois tempos, em que um par diagonal de pernas toca o solo simultaneamente e, depois de um momento de suspensão, o cavalo salta apoiado no outro par diagonal. Por exemplo: no primeiro tempo, o pé anterior esquerdo e o pé posterior direito pousam no solo juntos (diagonal esquerda). No segundo tempo, o pé dianteiro e o pé traseiro esquerdo pisam juntos (diagonal direita). No trote o joelho jamais avança à frente de uma linha imaginária perpendicular ao topo da cabeça do animal até ao solo. As estilizações supremas do trote são o piaffer, em que o cavalo, sem avançar fica batendo no chão, trotando parado, alternadamente, com os pés dianteiros e a passagem, em que ele se desloca para o lado, trocando os pés, sem avançar.



O Cânter (Galope curto):
O Cânter é o andamento a três tempos, em que o cavalo avança com a perna dianteira direita quando gira para a direita e vice-versa. Quando o cavalo tenta virar para a esquerda avançando com a perna dianteira direita, portanto, a do lado de fora no movimento, esse avanço é chamado um ‘avanço falso’ ou cânter com a perna errada. A sequência de pisadas que dão as três batidas rítmicas no chão são, quando o movimento se inicia com a perna dianteira direita: posterior esquerda, esquerda diagonal (em que as pernas dianteiras e traseira esquerda, tocam o solo simultaneamente) e, por fim, perna dianteira direita – dita ’ de guia’.



O Galope (Pleno):
Galope é o mais rápido dos quatro andamentos naturais. Descrito habitualmente como um andamento a quatro tempos, sofre variações na sequência de acordo com a velocidade. Com a perna dianteira direita na liderança, a sequência de pisadas é a seguinte: posterior esquerda, posterior direita, dianteira esquerda, dianteira direita, ao que se segue um período de suspensão total, em que todos os pés estão no ar. Um puro sangue inglês galopa a 48 km/h ou mais. O pé mais avançado toca no chão em linha como o nariz, mesmo que, estirada a perna ao máximo, o pé fique no ar à frente dessa linha.

SULKY RIDERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário